Dilma Conversando Com Marco Feliciano
Após a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciar no sábado a garantia dos recursos necessários para a realização da construção do Metrô de Porto Alegre (RS), o prefeito José Fortunati (PDT) e o governador Tarso Genro (PT) assinarão, nesta terça-feira, a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para a obra. A assinatura ocorrerá ás 11h30, no Escritório Metropoa, na avenida Padre Cacique, bairro Praia de Belas.
Aeromovel: a alternativa de transporte do BrasilA nova PMI estabelece 90 dias para empresas interessadas no projeto apresentarem estudos sobre o desenvolvimento da obra, a infraestrutura e a operação do serviço. Segundo Fortunati, a prefeitura realizará essa etapa antes da licitação para garantir transparência, sustentação técnica, segurança e otimização dos recursos públicos. O documento define as diretrizes mínimas de traçado e infraestrutura do serviço, que poderão ser qualificadas e ampliadas conforme as propostas de viabilidade técnica e financeira apresentadas.
"São dados rigorosamente técnicos que nos dão confiança e credibilidade para avançar com a maior transparência e dentro do interesse público da obra", afirmou Fortunati, ressaltando que a proposta com novo modelo traçado foi baseada na PMI anterior, que serviu para evoluir o projeto.
No projeto atualizado do metrô, o governo federal destinará R$ 1,770 bilhão a fundo perdido; o investimento da prefeitura totalizará R$ 1,385 bilhão, somando R$ 690 milhões em financiamento para a execução da obra, R$ 195 milhões para as desapropriações e R$ 500 milhões em 25 parcelas de R$ 20 milhões como contraprestação do serviço durante a operação. O governo do Estado fará aporte de R$ 1,080 bilhão em financiamento, e o parceiro privado participará com R$ 1,303 bilhão.
O Metrô de Porto Alegre está baseado em um modelo de integração com o sistema BRT (transporte rápido de ônibus) e com o Trensurb (linha de trens metropolitanos). Para garantir a viabilidade técnica e financeira da obra, o projeto foi atualizado, otimizando o traçado e definindo estações enxutas e funcionais.
A obra prevê extensão total de 11,7 km. O traçado inclui o trecho de 10,3 km da Linha 1, do Terminal Triângulo (zona Norte) até a Esquina Democrática (Centro Histórico) e o trecho de conexão de 1,4 km até o Complexo de Manutenção. O espaço para estacionamento e manutenção dos trens será instalado em área da Rede Ferroviária, localizada no bairro Humaitá, próximo à Estação Aeroporto do Trensurb.
A atualização do trajeto, inicialmente estendido até as proximidades da Fiergs, deve-se à impossibilidade técnica de instalar a área de manutenção dos trens no terreno no final da
avenida Assis Brasil, que seria desapropriado. O traçado do metrô será concluído no Terminal Triângulo, onde existe a demanda concentrada de transporte coletivo. Dando sequência ao sistema, até a Fiergs, haverá corredores exclusivos de ônibus para conexão com a região metropolitana.
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