melhor q sexta só o sábado msm
Hoje é sexta feira 13! Para os mais supersticiosos é um dia que nem deveríamos sair de casa.
Eu nem ligo muito para essas coisas, e só me atentei quando fui abrir o meu e-mail e na pagina principal do Yahoo tinha uma matéria falando sobre o assunto. Com a curiosidade atiçada, fui fazer uma pesquisa no Google e mais uma vez encontrei uma reportagem no Mundo Estranho da Editora Abril - as curiosidades sobre a origem da celebração do aniversário vieram do mesmo site - e vim correndo contar para vocês.
Ao que parece, a sexta feira 13 é considerado o dia do azar com base em duas lendas da mitologia nórdica. A primeira lenta conta que houve um banquete no Valhalla - a morada celestial das divindades -, onde 12 pessoas foram convidadas. Mesmo sem ser convidado, Loki, que é considerado o espírito do mal e da discórdia, apareceu e provocou uma grande briga. O resultado foi a morte do favorito dos deuses, Balder. Criou-se assim a superstição de que ter 13 pessoas a mesa de a jantar era sinal de desgraça e o numero ficou marcado como o símbolo do azar.
A segunda lenda é protagonizada pela deusa nórdica do amor, Frigga - seu nome deu origem às palavras friadagr e friday, que significam sexta feira em escandinavo e inglês -, e esse era o dia em que ela era louvada. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a deusa passou a ser descrita como uma bruxa e exilada no alto de uma montanha. Como vingança, Frigga se reunia todas as sextas feiras com outras 11 feiticeiras e o demônio - formando total de 13 pessoas - e juntos eles rogavam pragas sobre a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário